O Gesto da Mudança
uma investigação da metamorfose e do desenvolvimento
O mundo em que vivemos nos apresenta desafios cada vez mais complexos, mas as soluções e abordagens que encontramos geralmente seguem uma lógica intelectual, objetificante, reducionista e descontextualizada. Como resultado, essas ações, em vez de promoverem mudanças, acabam por intensificar os problemas, agravando as crises ecológicas, climáticas, econômicas e sociais que enfrentamos.
Como alternativa, Goethe desenvolveu uma abordagem viva, um "pensamento-vivo" (como descrito por Craig Holdrege), que é mais adequado para lidar com fenômenos complexos e orgânicos, pois é flexível e dinâmico, assim como a própria natureza. Por meio de uma prática que combina receptividade e atividade, podemos cultivar uma maneira de ver o mundo que cria as condições para uma ação transformadora, pois "é verdadeiramente radical por ser consciente de si própria, e por compreender que seu modo de enxergar é a mudança que se quer ver" (Kaplan)
Dessa forma, o curso se propõe a criar práticas criativas e observacionais que nos auxiliem a mergulhar no fenômeno da mudança e do desenvolvimento social, para cultivarmos novas capacidades que nos possibilitem ser melhores atores da mudança em nossas áreas de atuação.
Conteúdos Abordados:
-
O misterioso fenômeno da mudança
-
O indivíduo como cocriador e transformador do campo social
-
Processos de mudança
-
Crescimento e fenecimento e sua relação com o fenômeno do desenvolvimento
-
Pensamento objeto e Pensamento Vivo
-
Metamorfose das plantas como mestras da mudança
-
Padrões e dinâmicas sociais
-
Como se dá a cognição humana – como cocriamos o mundo
-
Escuta profunda
-
Fenomenologia Goetheana
-
Não-Violência
-
Observação e reflexão de fenômenos naturais
Destina-se a todos que buscam se aprofundar e cultivar novas habilidades para lidar com o fenômeno da mudança, de forma a observar de forma renovada os desafios de nosso tempo e se relacionar com eles de tal forma que proporcione transformações salutares.
Profissionais que atuam com o desenvolvimento social, facilitadores, terapeutas, professores, lideranças, gestores – este curso é voltado para todos que estão se relacionando com os desafios dos processos de transformação.
Datas
Investimento
Horários
Paulo R. A. Lencioni é praticante do observar, compreender e co-criar de organismos sociais saudáveis, atua como Profissional de Desenvolvimento Social e Artista. Vem se desenvolvendo e atuando alicerçado na Não-Violência, na Antroposofia e, principalmente, na Fenomenologia Goetheana, a qual se aprofundou com Allan Kaplan no programa “Artistas do Invisível” sobre processos de desenvolvimento social (Proteus Initiative da África do Sul & Inst. Fonte), integrando o grupo de prática Delicate Activists com Allan Kaplan e Sue Davidoff, e com Craig e Henrike Holdrege (Nature Institute). Aprofundou-se também na Arte de Anfitriar conversas significativas (Art of Hosting), Sociocracia, Dragon Dreaming, e Fórum de Zegg, em sua atividade. Atua há mais de dez anos com processos de desenvolvimento fazendo consultoria para diversas organizações que atuam com a questão socioambiental como ONU, WWF, TNC, ICV, entre outros. A partir de sua prática reconhece a necessidade de atuar no mundo a partir de uma nova forma de ver e se relacionar, mais flexível, viva e responsiva - propiciando assim uma mudança salutar e fecunda.