fbpx

Treinamento em Goetheanismo

Desvendando a Natureza - Uma abordagem Goethiana


Um curso de 4 semanas em 2 módulos

12 a 24 de abril 2021 e 24 de abril à 7 de maio 2022

 

com Craig Holdrege e Henrike Holdrege do Nature Institute, Ghent, New York

Se queremos alcançar uma compreensão viva da natureza, devemos nos tornar tão flexíveis e móveis quanto a própria natureza.  - Goethe

A natureza ao nosso redor é completa e interconectada. Apesar de sermos parte da natureza, nós ainda não compreendemos suas profundezas, e nossas ações não incorporam sua sabedoria. É necessária uma mudança fundamental em nossa maneira de ver e interagir com o mundo se quisermos contribuir com a unicidade da natureza e não com a sua dissolução. - Texto extraído da missão do Nature Institute

Craig Holdrege fala sobre Goetheanismo no documentário "O desafio de Rudolf Steiner"

Muitos de nós fomos apresentados à biologia – a ciência da vida – dissecando rãs, e nunca aprendemos qualquer coisa sobre rãs vivas na natureza. A biologia moderna tem se retirado sistematicamente da natureza e entrado nos laboratórios, levada por um desejo de encontrar uma visão mecânica subjacente da vida. Ainda que tenha realizado seu propósito, esta abordagem é unilateral e apela urgentemente por um movimento que a reequilibre, voltado para a natureza. Isto demanda uma nova forma de enxergar.


A abordagem Goetheana à ciência nos apresenta o desafio e a oportunidade de nos movermos além das abstrações estáticas e materialistas do pensamento contemporâneo para uma forma fluída, transformadora e holística de conhecer. Esta transformação principia quando nós nos conscientizamos de nossos hábitos arraigados de pensamento, trabalhamos para superá-los, e começamos a desenvolver novas formas de enxergar e pensar. Com a vontade de aprender a partir dos fenômenos, nós podemos desenvolver o que Goethe chamou “empirismo delicado,” o que casa pensamento flexível com observação cuidadosa. Então a natureza começa a se mostrar de maneiras novas e surpreendentes, e ganhamos uma conexão mais profunda com ela. 

Atualmente há muita coisa obstruindo o caminho desta transformação. Nós formamos conceitos abstratos sobre o mundo, que assumimos serem mais reais do que as próprias coisas. Cheios de nossas próprias predileções, nós não percebemos cuidadosamente como o mundo realmente e e como interagimos com ele. E nossa experiência é cada vez mais mediada por todo tipo de instrumentos e dispositivos, de modo que perdemos a fé em nossos sentidos e em nossa capacidade de julgar.

Para desenvolver uma nova maneira de ver e compreender, este curso enfatiza a experiência imediata e a prática. Os participantes praticarão a observação: observação de fenômenos naturais e observação de processos de pensamento. E este observar sempre envolve o fazer – ir para a natureza, observar e desenhar plantas, ou desenhar formas geométricas que “rastreiam” uma progressão de pensamentos. Vamos dedicar tempo para refletir sobre os nossos hábitos de pensar e explorar a natureza do conhecer. Pelo entretecer de reflexão com observação e ciência com arte, nós nos colocamos em movimento interior, e a transformação principia. Nosso próprio processo de conhecer torna-se mais transparente e a natureza se mostra sob novas perspectivas.

No curso cobriremos os elementos fundamentais da abordagem Goetheana da compreensão da natureza. Considerações filosóficas e metodológicas se mesclarão no trabalho com os conteúdos específicos em ambos os módulos.

Cronograma

2021
1º módulo  -  12 a 24 de abril 2021

• Geometria projetiva
• Vida, plantas e metamorfose
• Observação da natureza e exercícios artísticos
2022

O trabalho do Nature Institute está radicado na abordagem fenomenológica holística desenvolvida por J. W. von Goethe (1749 – 1832) e ampliada por Rudolf Steiner. Nós também somos inspirados por outros pensadores holísticos como Kurt Goldstein, Owen Barfield, e Henry David Thoreau.

Para conhcer mais sobre o trabalho do Nature Institute.


PÚBLICO ALVO:

Destina-se a todos que pretendem aplicar com seriedade a metodologia científica de Goethe em seu trabalho e levá-la adiante: Educadores (especialmente da área das ciências), cientistas, profissionais da saúde, agricultores bio-dinâmicos/orgânicos; estudantes universitários que estudam ciência. O programa tem formato de uma capacitação e não de um evento recreativo, mesmo que este trabalho também nos presenteie com isso. Também não tem o propósito de propiciar um simples primeiro contato com a ciência Goetheana, ou de ensinar alguns exercícios que possam ser copiados. Para isso tem outras contribuições, muitas delas impressas.

Horários

Programa diário

Segunda à sexta:

           9:00 - 10:30 - seminário

         10:30 - 11:00 – coffee break

         11:00 - 12:30 - seminário

         12:30 - 14:00 – intervalo para almoço

         14:00 - 15:30 - seminário

         15:30 - 16:00 – coffee break

         16:00 to 17:30 – seminário

Sábado:

           9:00 - 10:30 - seminário

         10:30 - 11:00 – coffee break

         11:00 - 12:30 - seminário

 

Domingo: LIVRE

 

Pré-requisitos

Uma mente aberta e buscadora.

Os participantes devem comprometer-se desde o início com o curso todo (os 2 módulos) e atender os 12 dias de cada módulo integralmente.

Certificação

Serão certificados os participantes que tiverem freqüência completa nas atividades do curso e nas atividades propostas entre os dois módulos.

Material

É imprescindível que cada participante traga o seu material.

  • Bloco/caderno e caneta para anotações;
  • Lápis de cor;
  • 01 bloco de papel branco A3 para desenho;
  • 01 compasso
  • Régua de aproximadamente 40cm com borda reta. Veja exemplo aqui.
  • Triângulos.  Veja exemplos aqui.
  • Lápis preto “H”
  • Apontador de lápis (pode ser compartilhado)
  • Borracha
  • Giz pastel soft

Cadastro do aluno

  1. Informações necessárias para cadastro:

    Nome completo do aluno:
    Data de nascimento:
    CPF:
    RG (órgão emissor) ou Passaporte:
    Telefone celular:
    Telefone residencial:
    Telefone comercial:
    Endereço completo (logradouro, número, complemento, bairro, cidade, estado e CEP):
    Email:

  2. Informações opcionais:

    Profissão:
    Como soube do curso:
    Outros cursos de interesse:
    Pessoa para contato em caso de emergência (nome e telefone):

Mais Informações

(48) 3238-0433   -  sagres@asssagres.org.br
logo

Rua Macela, 80
Rio Tavares | 88048 399
Florianópolis | SC
sagres@asssagres.org.br
(48) 3238-0433
(48) 3338-3604
Associação Sagres©2020 Desenvolvido por MabeWeb

Search