O Futuro da Aprendizagem

Envolvendo o passado e percebendo o futuro


Esta formação oferece uma ferramenta moderna e prática que possibilita um profundo trabalho com o aprendizado do adulto.

Está embasada nos sete processos vitais, nos doze sentidos, e destina-se a todos que buscam uma oportunidade para um trabalho cuidadoso de autoconhecimento e atuação consciente no mundo.

Desperta a criatividade, a capacidade de observação e desenvolve a atenção.

É fundamentada na pesquisa autônoma, espiritual e nas forças do destino.

Os conteúdos e as diversas atividades artísticas promovem o encontro com o outro, consigo e com o novo, fortalecendo a individualidade para decisões livres, criativas e responsáveis diante os desafios da época atual.
OBJETIVOS

  • Expandir e fortalecer a capacidade de percepção sensorial no campo dos 12 sentidos;
  • Desenvolver maior consciência e capacidade de capturar imagens do pensamento, das pessoas e do mundo;
  • Promover uma atitude de pesquisa no confronto com o mundo sensível e suprassensível. Uma atitude fundamental em nossa época tecnológica e de mudanças contínuas;
  • Apoiar a capacidade de individualizar o processo de aprendizagem;
  • Aprofundar a capacidade do encontro com o outro ser humano e com o mundo;
  • Promover o conhecimento e pesquisa das leis do carma tentando encontrar a tarefa que nos pertence e compreender a rede de destino na qual estamos inseridos e as suas necessidades profundas;
  • A formação é entendida como uma forma de desenvolvimento e transformação do participante para levá-lo a descobrir o seu próprio potencial e se tornar um facilitador do processo de aprendizagem do adulto moderno.​


O PROGRAMA

A formação acontece em três anos. O plano anual de estudo é composto por duas semanas intensivas de sete dias e dois finais de semana (veja abaixo).

A metodologia do estudo entrelaça teoria e prática em diversas experiências de consciência cognitiva, artística e prática. Serão exercidas várias artes como: Teatro, Arte da Fala, Clowning, Improvisação, Massagem, Pintura, Ginástica Bothmer, Dinâmica Espacial e Modelagem.

HORÁRIOS

  • Módulos Intensivos:  

    • 8h às 18h com pausas para almoço, café de manhã e de tarde

  • Módulos de final de semana:

    • Sexta-feira: 15h às 19h

    • Sábado: 8h às 18h

    • Domingo: 8h às 12h30

Cronograma

- Ano 1 -

Módulo I – Intensivo (25 a 01 julho de 2018)

Os 12 sentidos: Os 12 âmbitos através dos quais eu encontro o mundo. Os 7 processos vitais e os 7 processos culturais: sete possibilidades para internalizar, individualizar e tornar nossa aprendizagem proveitosa para nós e para o mundo.

Módulo 2 – Intensivo (01 a 07 de setembro de 2018)

Os elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma consciência imaginativa através da observação, do movimento e da pintura. Introdução à pesquisa cármica. Aprendendo com o Destino nível I, através da jornada do clown.

Módulo 3 – Final de semana (23 a 25 de novembro de 2018)

Os 12 sentidos e os 7 processos vitais - O Zodíaco e os 7 Planetas : Prática e aprofundamento.

Módulo 4 – Final de semana (08 a 10 de fevereiro de 2019)

O ritmo como elemento central - os elementos básicos para desenvolver a percepção dos diferentes tipos de ritmos - A diferença entre rotina e ritmo. Aprofundamento da capacidade imaginativa.

- Ano 2 -
- Ano 3 -
Enrica Dal Zio

Enrica Dal Zio

Coordenação Geral
Enrica atua ativamente com processos de aprendizagem na Alemanha, Itália, Espanha, Brasil, Argentina, Estados Unidos, Rússia e outros países europeus. Trabalhou com Coenraad Van Houten, autor de ‘O Despertar da Vontade’. Formada em Artes Cênicas, atua como atriz, diretora, clown e terapeuta. Nasceu em Monselice (Pádova) em 1963 e vive em Pádova. Trabalha com a Arte da Fala, tanto artística como terapêutica há vários anos. Faz o treinamento profissional em Aprender a Aprender, Aprender com o Destino, na Busca Espiritual Criativa, Diálogo como Encontro (NALM), na técnica teatral de Michael Chekhov, na Dinâmica Espacial e Gisnástica Bothmer. Criou uma nova formação para clowning a partir da síntese de sua experiência com o trabalho de Jacques Lecoq, Chekhov Michael, Rudolf Steiner, Coenraad Van Houten e Viola Spolin.
Waldyvia de Paula Machado

Waldyvia de Paula Machado

Docente
Waldyvia é médica antroposófica, massagista rítmica, aconselhadora biográfica e docente em cursos de formação antroposófica e está em treinamento profissional sobre o novo aprendizado do adulto “O Futuro da Aprendizagem”.
Solway Töpler

Solway Töpler

Docente
Solway é massagista terapêutica, aconselhadora biográfica, formada em dramaterapia e é docente em cursos de formação antroposófica e está em treinamento profissional sobre o novo aprendizado do adulto “O Futuro da Aprendizagem”.

Mais Informações

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