Canto e Cantoterapia

Escola Desvendar da Voz & Escola Raphael 

Os elementos do canto e as leis da música são compreendidos pela Antroposofia como forças arquetípicas que constituem o homem como ser físico, anímico e espiritual. 
 
Cantando o homem traz à tona a manifestação destas forças, que vão atuar nestes diferentes níveis através da terapia do canto. 

Estas relações foram pesquisadas pela cantora sueca Valborg Werbeck - Svärdström (1879/1972) em estreito trabalho com Rudolf Steiner e apresentadas pela primeira vez no livro "A Escola Desvendar da Voz". 

Nesta ocasião ela trabalhou com conceituados médicos, como Dr.Eugen Kolisko, Dr.Ernst Marti, Dr.Karl König, Dr.O.Neeracher e Dra.Ita Wegman. 

Ao praticar os exercícios terapêuticos e higiênicos, abre-se ao paciente, através de uma ausculta atenta, um caminho mais profundo de autoconhecimento e fortalecimento do seu EU. 

Através das vogais as vivências diferenciadas da alma encontram tanto a sua expressão como a sua interiorização. 
Com a ajuda das consoantes são estimuladas as forças plásticas, tão atuantes na configuração da corporalidade do homem. 

Enquanto o som vibra e atravessa esta configuração humana, as energias bloqueadas fluem novamente, surgindo um novo estímulo ao organismo vital, que é o portador das forças curativas. 

A respiração, que é base da formação de cada fonema e dos tons, vem a ser desse modo, vivificada e harmonizada atuando novamente no equilíbrio do homem inteiro. 

A partir dos elementos musicais, das vogais, das consoantes, dos tons, da ressonância da voz e dos movimentos respiratórios rítmicos, são criados exercícios específicos para cada paciente sob a supervisão de um terapeuta e trabalhados individualmente. 

A cantoterapia é indicada nos distúrbios da voz e das vias respiratórias, nos transtornos crônicos do metabolismo, nas doenças degenerativas e inflamatórias crônicas, nos distúrbios funcionais, nas doenças psicossomáticas e neuro-psiquiátricas e também como terapia auxiliar no câncer. 

Além disso, a cantoterapia vem sendo eficazmente aplicada nos transtornos de desenvolvimento infantil e na pedagogia curativa.


CURSO DE FORMAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO 

Com o impulso da ESCOLA DESVENDAR DA VOZ, iniciaremos no Brasil - Setembro de 2017, em Florianópolis, na Associação SAGRES, a terceira turma de formação em Canto e Cantoterapia segundo a metodologia criada por Valborg Werbeck Svärdstrom. 

A direção deste curso de formação será de Thomas Adam, de Bochum, Alemanha, pedagogo, terapeuta e docente em Congressos na Europa e no Brasil, fundador da formação em canto terapia nos EUA em 1998 e na Alemanha em 2001. 

No curso de formação de Canto e Cantoterapia será trabalhada na teoria e na prática, a atuação da ressonância, da respiração, dos fonemas e dos elementos musicais do homem que canta, os quais serão exercitados à luz dos fundamentos médicos básicos do ser humano, orientando o atuar terapêutico e suas questões. 

Esta fundamentação será complementada com didática e documentação terapêutica, orientando o estudante nas suas primeiras experiências no âmbito da terapia do canto. 
 
Público alvo:
Aqueles que visam atuar à luz da Antroposofia no âmbito preventivo ou terapêutico, na área da saúde (em clínicas, consultórios, centros de saúde, etc), pedagógico (escolas) e social (associações, comunidades, instituições). Na área preventiva e na formação de comunidades serão abordados temas específicos de atuação através do canto, da dança e da música. 

Cronograma

2017
Módulo I - 23 setembro a 01 outubro - início sábado 9h e término domingo 7h30
2018
2019
2020
2021
Estrutura do curso: 
A formação terá a duração de 4 (quatro) anos com início em setembro de 2017 e término em Junho de 2021, totalizando 12 (doze) módulos divididos em 3 (três) encontros anuais, com datas a serem confirmadas: 

" Setembro/outubro: um módulo
" Abril: um módulo
" Junho: um módulo

Entre os módulos haverá grupos de trabalho regionais com mentores apoiando o processo prático de aprendizado. 

Disciplinas básicas e atividades complementares previstas: 
Anatomia e Fisiologia específicas ao tema, fundamentos de Antroposofia, psicologia, prática individual e grupal do canto (Escola Desvendar da Voz), canto coral, euritmia, dança, aulas básicas de instrumento (lira ou violão) com finalidade metodológica aplicada à canto terapia, além de pedagogia social, didática e documentação terapêutica. 

Investimento:
O valor correspondente aos módulos e as formas de pagamento ainda serão divulgados. O pagamento deverá ser efetuado antecipadamente ao início de cada ano, podendo ser parcelado. Será condição a participação integral nos módulos e assinatura de termo de compromisso. Os candidatos deverão encaminhar currículum e carta de intenção para 
os contatos abaixo indicados. 

Pré requisitos: 
1. Idade mínima de 25 anos 
2. Graduação
3. Conhecimentos básicos de música 
4. Conhecimentos básicos de Antroposofia, afinação para canto e voz saudável


Informações e inscrições: 
Beatriz Artero - (48) 3338 3604 - secretaria@asssagres.org.br 


Equipe organizadora e responsável: 

Andréia Anhezini - Cantoterapeuta, Musicoterapeuta e Regente
Anne Jacqueline Braga - Médica Antroposófica, Especialista em Endocrinologia
Francisca Maria Barbosa Cavalcanti - Cantoterapeuta, Pedagoga Waldorf e Musicoterapeuta
Maria Inês Nigro Campos -  Cantoterapeuta e Musicoterapeuta
Meca Vargas -  Cantoterapeuta, Pedagoga Musical e Musicoterapeuta

Mais Informações

(48) 3338.3604   -   secretaria@asssagres.org.br
logo

Rua Macela, 80
Rio Tavares | 88048 399
Florianópolis | SC
sagres@asssagres.org.br
(48) 3238-0433
(48) 3338-3604
Associação Sagres©2018 Desenvolvido por MabeWeb

Search