Os 7 Processos Sociais e o Potencial Criativo do Encontro

- O Encontro como Arte Social-

Por ser criação dos seres humanos, a sociedade evolui à medida que o próprio ser humano se desenvolve, e por extensão, suas estruturas sociais e organizacionais.

Quanto maior a capacidade social consciente e livre de indivíduos, maior o grau de desenvolvimento do organismo social onde estes estão inseridos.

Mais saudável será a interação entre seres humanos, quando os processos que organizam e estruturam as relações humanas num ambiente social refletirem mais e mais os processos sociais como metamorfose dos processos vitais. E quanto mais este ambiente social for permeado por interações saudáveis, maior a integração e colaboração entre seres humanos neste mesmo ambiente social.

Desta forma, a saúde de uma organização ou de um grupo está intimamente ligada aos processos sociais através dos quais indivíduos podem adentrar no processo de co-criação de “formas sociais” transformadoras das organizações.



O curso converge vários aspectos das chamadas artes-socais e de forma inovadora propõe uma nova compreensão e prática de uma nova arte, a arte do futuro, a Arte do Encontro, a qual torna as interações humanas em instrumento do cocriar social. Através da metodologia dos 7 Processos Sociais, novas formas de desenvolvimento social, organizacional ou individual podem trazer saúde e harmonia para lidar com o encontro com o outro e consigo mesmo, mesmo que em conflitos e integrações sociais adversas, preparando-os para lidar com temas como o mal, o perdão, a empatia e o altruismo.

Tendo desenvolvido os postulados e práticas dos 7 Processos Sociais e do Estágio de Desenvolvimento de Parcerias Criativas a partir da suas próprias observações, vivências e prática, Walkyria Machado encontrou nas formulações dos 7 processos vitais e nas leis sociais e pedagógica de Rudolf Steiner o caminho para uma efetiva contribuição para o desenvolvimento da Arte do Encontro.

Waldyvia Machado tem desenvolvido há mais de 10 anos o tema dos 7 Processos Vitais e suas diversas aplicações na esfera da aprendizagem, do autodesenvolvimento, biografia e da arte como Aprender a Aprender( Educação do adulto), Processos Criativos artísticos na pintura com terras, Processos Sociais e Aprendendo do Destino.

Dedicada a mais de duas décadas ao processos de desenvolvimento de parcerias criativas em organizações como escolas, empresas, famílias e pequenos grupos, Walkyria tem desenvolvido em parceria com Waldyvia uma nova metodologia de trabalho em várias instituições educacionais, organizações, grupos sociais, famílias, workshops, etc, no Brasil, Peru, México, e Estados Unidos. Em seus cursos em trabalho conjunto ou individual, Walkyria e Waldyvia têm se dedicado à tarefa de desenvolver a capacidade de ser social, possibilitando o reconhecer das Forças Crísticas nos encontros humanos de onde surgem a semente do Amor e a co-participação em liberdade no trabalho consciente com o uso das leis sociais, de aprendizado e biográficas postuladas por Rudolf Steiner.


A quem se destina?

  • Indivíduo que esteja em busca de adquirir capacidades sociais e de melhorar seus relacionamentos
  • Professores, pais, gestores, pedagogos sociais, e terapeutas 
  • Líderes em todos os níveis de instituições, empresas e grupos voluntários


Benefícios da atividade (o que pode acrescentar? Onde aplicar?)
Desenvolvimento da capacidade individual de atuar socialmente, fornecendo instrumentos para atuar em organizações e criar processos de atuação e desenvolvimento de parcerias criativas. O concludente estará apto para trabalhar conscientemente na criação de processos decisórios e de integração social na sua organização, seja ela uma escola, uma empresa, uma instituição ou um grupo social, tais como família ou grupo voluntário.


Conteúdos abordados
Antroposofia, Processos Vitais, 12 Sentidos, Desenvolvimento Humano, Processos Iniciáticos, Leis Sociais e Pedagógicas de Steiner, Biografia e Biografia do Encontro lidando com conflitos, empatia e perdão, Épocas Culturais, Processos Sociais, o tema do mal, os Sacrificios de Cristo, Aprendendo do Destino e Aprendizado do Adulto através dos 7 Processos Vitais.


Duração -  7 módulos de 5 dias cada, de março de 2019 a março de 2021.


Valor - R$ 1.000,00 por módulo.

Cronograma

2019
Módulo I - 20 a 24 de março de 2019 (Salão Micael)
Módulo II - 10 a 14 maio de 2019 (salão Micael)
Módulo III - 14 a 18 de outubro de 2019 (Salão Sagres e Sala de vidro)
2020
2021

Docentes

Walkyria Machado é consultora educacional e formadora atuante na América do Norte e do Sul. Mestra em gestão de Escolas Waldorf e Desenvolvimento de Comunidades, Sunbridge College de Nova York. Formada em Artes Aplicadas e Dinâmica Espacial nos Estados Unidos. Atualmente atua como Gestora Pedagógica na Escola Waldorf Rudolf Steiner e como formadora no GITA (Centro Antroposófico de México).


Waldyvia de Paula Machado é Médica Antroposofica, Massagista Rítmica, Aconselhadora Biográfica e Docente em cursos de formação Antroposófica, no Brasil, Peru e Chile, tais como Terapia Artistica, Massagem Rítmica, Aprendizado do Adulto, 7 Processos Vitais e suas diversas aplicações (artísticas, pedagógicas, biográficas e auto-desenvolvimento).

Mais Informações

(48) 3338.3604   -   secretaria@asssagres.org.br
logo

Rua Macela, 80
Rio Tavares | 88048 399
Florianópolis | SC
sagres@asssagres.org.br
(48) 3238-0433
(48) 3338-3604
Associação Sagres©2018 Desenvolvido por MabeWeb

Search